sexta-feira, 9 de março de 2012

Inovações tecnológicas para educação - Grupo Cequipel

Os recursos usados na tarefa de educar tem avançado muito nos últimos anos. Lápis e cadernos dão lugar a pendrives, o quadro negro se transforma em uma lousa digital, e a matéria está toda dentro do computador, na internet. Um cenário que parecia futurista já é realidade em muitas escolas e projetos de inclusão digital pelo Brasil afora.

Oppitz Soluções Tecnológicas apresenta as carteiras informatizadas individuais, monitores educacionais e lousas digitais, que já estão sendo utilizadas em escolas públicas e particulares de vários estados brasileiros. Os produtos são fabricados na matriz (Cequipel ) do grupo em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Mauricio Oppitz, diretor comercial da empresa comenta que "as carteiras informatizadas promovem a inclusão digital das escolas e alunos de maneira inteligente, proporcionando maior interatividade na sala de aula e como são produzidas ergonomicamente, se ajustam de maneira adequada a todos os alunos, visando a saúde e bem estar dos mesmos".

Thin Client | Thin Light




A linha Thin Client Oppitz foi desenvolvida para adaptar-se à diversos ambientes.



Sua arquitetura de Hardware e soluções embarcadas, garantem a melhor relação custo/benefício do mercado.

Lousas Digitais R$ 5,5 bilhões para dez anos


Touch board

The electronic blackboard

As escolas estaduais de São Paulo vão contar com lousas digitais em todas as salas. De acordo com o secretário de Educação Herman Voorwald, o governo vai lançar nos próximos dias uma parceria público-privada de R$ 5,5 bilhões para dez anos. A distribuição de tablets também está prevista.

Segundo Voorwald, uma das propostas é ter, nas salas de aula, carrinhos em que os tablets estejam disponíveis para os alunos que poderão usá-los e, depois, guardá-los. A iniciativa da pasta foi anunciada poucas semanas depois de o Ministério da Educação (MEC) afirmar que, até o fim deste ano, todos os professores de ensino médio das escolas públicas do País terão tablets.

Esse equipamento é utilizado como se fossem os clics do mouse em uma tela de computador gigante, ou como uma caneta escrevendo sobre o quadro: os movimentos da caneta são enviados a um computador que os transforma em imagens projetadas no quadro.

A caneta interage com qualquer programa de computador e conta também com softwares para desenvolvimento, organização e comunicação das disciplinas a serem lecionadas. O que torna o touch board interativo é o fato de que, a qualquer momento, através da sugestão de um aluno ou de um insight do professor, a aula pode ter um enriquecimento, pois está em constante acesso à internet e à infinita disposição de informações da rede.


Na proposta do MEC, os equipamentos terão material didático para melhorar o conteúdo das aulas. O ministério prevê a compra de até 598.402 tablets. Para especialistas, o uso da tecnologia na Educação é positivo, mas depende de preparo. "Uma lousa digital não garante aula melhor. O professor precisa ter clareza das possibilidades dessa ferramenta", afirma Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Rosa Maria Farah, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, destaca que a tecnologia pode empolgar os alunos. "Gera motivação nos jovens."


Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

Oppitz Desk One - Carteira Informatizada Inteligente


Modelo Desk One

A Desk Oppitz oferece uma proposta inovadora de design, seguindo o padrão de tampo escamoteável com regulagem de ângulo, ou seja, estilo notebook, onde a base do tampo fechado serve como tampo de uma carteira convencional.
Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz

Constituído em estrutura tubular de forma ergonomicamente correta, com tampo e sobre tampo em MDF usinado revestido em laminado melaminico pós formado. Os pontos fortes da Desk-One são a tecnologia e o design aliado a baixo custo.


Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz


Possui integrado a sua estrutura 01 Thin-Client com suporte a diversos protocolos; e 01 monitor LCD 14" Widescreen. Esse equipamento fica protegido dentro do mobiliário através de uma chave de fechamento do tampo que também possui a função liga-desliga.


Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz
Utiliza somente 8 % de energia, se comparada a um computador comum (pc); não utiliza baterias de lítio, sendo uma tecnologia limpa.
Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz

A Oppitz Soluções Tecnológicas desenvolve e fabrica seus produtos com responsabilidade ambiental.


Mauricio Oppitz
Mauricio Oppitz

Sala de aula digital para pesquisa e formação de professores na Universidade Federal do Paraná

Seguindo a tradição de instituição pioneira no campo da educação e novas tecnologias da comunicação e da informação, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), tornou-se a primeira universidade pública brasileira a contar com uma sala de aula inteiramente digital. A proposta do espaço é utilizar as Carteiras Informatizadas Desk One e a Lousa Digital da Oppitz do Grupo Cequipel para estudar a utilização da tecnologia no ensino de história e de outros conteúdos.

Para conhecer melhor este projeto piloto da instituição, conversamos com a coordenadora do laboratório de pesquisa em educação histórica da UFPR, professora doutora Maria Auxiliadora Schmidt.

- Como a sala de aula informatizada vem sendo utilizada na UFPR?

Esta sala foi criada para realizar investigações sobre a formação dos professores em face das novas tecnologias. É uma sala que foi inaugurada em março e é utilizada por um grupo de professores de história da rede pública de ensino. Estes profissionais trabalham aqui na UFPR com as carteiras informatizadas e lousa digital para acessar e manusear os conteúdos que estão armazenados na internet. A sala tem como objetivo sistematizar essa experiência para saber como e o que está sendo feito pelos professores de história e o que precisa ser mudado. É um projeto piloto. Nós recebemos visitas de professores de outras universidades brasileiras e de outros países, como Portugal, e todos saíram daqui surpresos e entusiasmados com o que viram. É muito bom poder contar com uma sala de aula deste tipo para orientar pesquisas que possam ampliar a utilização da tecnologia em sala de aula.

- De que forma a internet pode auxiliar o professor na sala de aula?

Temos vários sites e documentos na internet relacionados ao conteúdo de história, bem como a outros conteúdos.  Um exemplo disto é o site da Biblioteca Nacional, que oferece um vasto arquivo de imagens e de outros tipos de documentos históricos. Todos esses conteúdos que estão na internet são subutilizados pelos professores e é importante que eles aprendam a interpretá-los e utilizá-los didaticamente. Além disso, a convivência com a tecnologia pode melhorar e facilitar muito a relação de alunos e professores com o conhecimento, tanto individual como coletivamente.  Isto é importantíssimo porque a escola deve ser o lugar por excelência da relação com o conhecimento científico.  É claro que o conhecimento não muda de uma hora para outra, mas as condições do relacionamento com ele são muito diferentes, atualmente, do que era há 20 anos. Por isto, a inserção das novas tecnologias na escola pública é de fundamental importância na relação ensino e aprendizagem. É preciso um sentimento de urgência no processo de massificação das novas tecnologias na escola onde está a maioria de nossas crianças e jovens.

- Como os professores estão se adaptando a estas novidades dentro da sala de aula?

Nas escolas publicas do Paraná já existem os monitores educacionais. Muitos professores adoram esta ferramenta, que apelidaram de “TV pen-drive”. No entanto, muitas vezes deixam de utilizá-la por desconhecer todas as possibilidades que o equipamento oferece. Nosso objetivo é usar a sala digital para pesquisar e formar professores, mostrando como é possível trabalhar os conteúdos de história com os alunos, a partir de uma metodologia específica e inovadora. Se a realidade das tecnologias da informação e da comunicação já está presente na realidade e em salas de aulas das crianças e jovens alunos, com esse projeto das salas digitais, poderemos criar condições para que esse potencial seja melhor aproveitado.


- De que forma recursos tecnológicos como a sala informatizada podem auxiliar a educação brasileira?

Sou muito otimista quanto a isso. Nos últimos 10 anos a infraestrutura das escolas públicas tem melhorado gradativamente.  Cito novamente o exemplo dos monitores educacionais. Além disso, a familiaridade dos alunos com os computadores e a internet também facilita este processo. Sou professora há 36 anos e, se 10 anos atrás você me perguntasse se eu iria utilizar uma sala de aula como esta em minhas aulas, eu iria responder que não. Hoje em dia utilizo estes recursos, pois se trata de uma realidade e de um futuro que já está no presente.

Oppitz conquistou Prêmio Salão Design Casa Brasil

Tecnologia brasileira que moderniza o ambiente escolar vence na categoria Móveis Institucionais/ Indústria da maior premiação de design da América Latina.
 carteira_informatizada_oppitz_tec_mo2.jpg
 O uso da tecnologia dentro do ambiente escolar já é realidade. E uma empresa brasileira tem se tornado uma das grandes responsáveis pela inclusão digital inteligente. A Oppitz Soluções Tecnológicas apresenta ao mercado educacional diferentes modelos de carteiras informatizadas que, junto a lousas digitais com recursos multimídia, funcionando em um sistema cliente-servidor, vem modernizando o ambiente escolar no Brasil e no exterior. A empresa busca fornecer para os governos federal, estaduais e municipais, além de instituições de ensino públicas e privadas, diversos modelos de carteiras informatizadas. 
mauricio_oppitz_salo_design_casa_brasil_2011.jpg
Um destes modelos, o Desk One, acaba de conquistar o Prêmio Salão Design Casa Brasil 2011 na categoria Móveis Institucionais/Indústria – evento que contou com a participação de mais de 18 países, com 1.105 projetos inscritos.
A partir da premiação, a Desk One ganha o selo oficial do concurso, que certifica as criações premiadas a quesitos como adequação ao público alvo, conceito, forma e função, grau de inovação formal e tecnológica, qualidade e segurança e sustentabilidade. 
mauricio_oppitz_selo_new.jpg
Para Mauricio Oppitz, diretor da empresa e criador das carteiras informatizadas, os diferenciais do produto são inúmeros. A Oppitz estima que uma carteira informatizada possa substituir nove ou mais equipamentos portáteis (laptops e tablets, também cotados pelos governos para o processo de inclusão digital). Uma carteira atende estudantes dos três turnos, e deve durar no mínimo três vezes mais que um equipamento portátil – a vida útil de uma carteira pode chegar a 10 anos, apenas com upgrades em peças de fácil reposição; o que resulta também em um planeta com muito menos poluição tecnológica.
A Carteira Informatizada atenderá muito mais alunos e não usa baterias de lítio (todos os portáteis usam); é um produto nacional e com a grande vantagem de ser ergonômico, pois um aluno até terminar o ensino médio ficará 10.000 horas sentado. 
“Com o computador permanecendo dentro da sala de aula, elimina-se o incômodo do leva e traz dos computadores portáteis. Isso traz mais segurança aos alunos e professores, que não precisam transitar com equipamentos de valor. O aluno pode levar para casa apenas um pen drive, com toda a lição, ou acessar o conteúdo da aula de outro computador. As carteiras ainda permitem uma maior integração entre os alunos e o professor; possuem um consumo de energia 88% menor do que os computadores convencionais e ainda podem ser considerados anti-furto, por estarem acoplados a um móvel especialmente projetado. Ou seja, é mais ~ economia para governos e instituições, e ergonomia para os alunos”, afirma Maurício Oppitz.

casa1.jpg

Os estudos e produtos apresentados pela Oppitz, no Brasil, já chamam a atenção de diversos países. Na cidade de Arajuno, no Equador, por exemplo, crianças de uma comunidade indígena já usufruem da tecnologia das carteiras Desk-One. Na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, os alunos do colégio Liceo Americano também utilizam as carteiras informatizadas. A empresa tem recebido clientes dos Emirados Árabes que estão interessados  na tecnologia da Oppitz, e está com negociações adiantadas na Europa.
No Brasil mais de 1.200 escolas, públicas e particulares, também utilizam as ferramentas – como o Colégio Gardner (SC), Alere Escola (SC), Faculdade Estácio de Sá (SC), Colégio Villa Lobos (BA), Escola de Idiomas Fisk, Colégio Antares (CE), entre outros.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Links Interessantes

» VER CATÁLOGOS DE PRODUTOS.


ACESSE OS SITES: CEQUIPEL | OPPITZ - Soluções Tecnológicas Mauricio Oppitz


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSES E OUTROS PRODUTOS, ACESSE:
» www.oppitztec.com
» www.carteirainformatizada.com.br
» www.inclusaodigitalinteligente.com.br
» www.oppitzideias.com.br
» www.mauriciooppitz.com.br
» www.mauriciooppitz.com


LISTA DE BLOGS:
http://designdainformacao.blogspot.com/
http://educacaodigitalinteligente.blogspot.com/
http://educacaodigitalinteligente.blogspot.com/
http://insercaodenovastecnologias.blogspot.com/
http://oppitzmercadoetendencias.blogspot.com/
http://tecnologiaemambienteescolar.blogspot.com/
http://oppitzainformaticaeducativa.blogspot.com/
http://tecnologiaemobiliarioescolar.blogspot.com/
http://produtoscomtecnologiaspersonalizadas.blogspot.com/
http://inovacaoetecnologiaoppitz.blogspot.com/
http://inovacaoemprodutos.blogspot.com/
http://inteligenciacompetitivaoppitz.blogspot.com/
http://funcionalidadedosistema.blogspot.com/
http://oppitzmobiliariocorporativo.blogspot.com/
http://qualidadeeliderancaoppitz.blogspot.com/
http://sistemainovadoroppitz.blogspot.com/view/classic
http://projetodesignoppitz.blogspot.com/
http://qualidadeestetica.blogspot.com/
http://oppitzintegracaotecnologica.blogspot.com
http://diferencial-de-qualidade-oppitz.blogspot.com/
http://qualidadecriacaonacional.blogspot.com/
http://formadoresdeopiniaocequipel.blogspot.com/
http://oppitznet.blogspot.com/
http://oppitzintegracaotecnologica.blogspot.com/
http://oppitzprocessocriativo.blogspot.com/
http://projetoscomtecnologiaequalidade.blogspot.com/
http://inclusaodigitaloppitz.blogspot.com/
http://canaloppitz.blogspot.com/
http://inovacaoinfoppitz.blogspot.com/
http://atitudecequipeloppitz.blogspot.com/
http://oppitzplanejamentoestrategico.blogspot.com/
http://sistemainterativooppitz.blogspot.com/
http://ofuturoemsuasmaosgrupocequipel.blogspot.com/
http://inovacaotecnologicaoppitz.blogspot.com/
http://educacaoeinformacaotecnologica.blogspot.com/
http://dispositivosmoveisoppitz.blogspot.com/
http://inclusaoeducacionaloppitz.blogspot.com/
http://educacaoecomunicacaocequipel.blogspot.com/
http://oppitznovastecnologias.blogspot.com/
http://projetoscomtecnologiaequalidade.blogspot.com/
http://oppitzdeolhonofuturo.blogspot.com/
http://oppitzplanejamentoestrategico.blogspot.com/
http://dispositivosmoveisoppitz.blogspot.com/
http://evolucaocomunicativa.blogspot.com/
http://tecnologiasdigitaisoppitz.blogspot.com/
http://oppitznet.blogspot.com/
http://netoppitztendencia.blogspot.com/
http://educacaoecomunicacaocequipel.blogspot.com/
http://oppitzintegracaotecnologica.blogspot.com/


Siga-nos:
» Twitter
» Facebook
» Vimeo
» Flickr
» Photobucket


Venha conhecer a inclusão digital inteligente com nossas carteiras escolares informatizadas, com modelos desenvolvidos sob medida para portadores de necessidades especiais (PNE).


Acesse o canal “Inclusão Digital Inteligente” no Youtube e assista todos nossos vídeos e entrevistas.


» www.youtube.com/user/MauricioOppitz#p/u




Ou acesse o canal “Inclusão Digital” do MySpace e confira as novidades da Oppitz Soluções Tecnológicas.


» www.my