sexta-feira, 9 de março de 2012

Sala de aula digital para pesquisa e formação de professores na Universidade Federal do Paraná

Seguindo a tradição de instituição pioneira no campo da educação e novas tecnologias da comunicação e da informação, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), tornou-se a primeira universidade pública brasileira a contar com uma sala de aula inteiramente digital. A proposta do espaço é utilizar as Carteiras Informatizadas Desk One e a Lousa Digital da Oppitz do Grupo Cequipel para estudar a utilização da tecnologia no ensino de história e de outros conteúdos.

Para conhecer melhor este projeto piloto da instituição, conversamos com a coordenadora do laboratório de pesquisa em educação histórica da UFPR, professora doutora Maria Auxiliadora Schmidt.

- Como a sala de aula informatizada vem sendo utilizada na UFPR?

Esta sala foi criada para realizar investigações sobre a formação dos professores em face das novas tecnologias. É uma sala que foi inaugurada em março e é utilizada por um grupo de professores de história da rede pública de ensino. Estes profissionais trabalham aqui na UFPR com as carteiras informatizadas e lousa digital para acessar e manusear os conteúdos que estão armazenados na internet. A sala tem como objetivo sistematizar essa experiência para saber como e o que está sendo feito pelos professores de história e o que precisa ser mudado. É um projeto piloto. Nós recebemos visitas de professores de outras universidades brasileiras e de outros países, como Portugal, e todos saíram daqui surpresos e entusiasmados com o que viram. É muito bom poder contar com uma sala de aula deste tipo para orientar pesquisas que possam ampliar a utilização da tecnologia em sala de aula.

- De que forma a internet pode auxiliar o professor na sala de aula?

Temos vários sites e documentos na internet relacionados ao conteúdo de história, bem como a outros conteúdos.  Um exemplo disto é o site da Biblioteca Nacional, que oferece um vasto arquivo de imagens e de outros tipos de documentos históricos. Todos esses conteúdos que estão na internet são subutilizados pelos professores e é importante que eles aprendam a interpretá-los e utilizá-los didaticamente. Além disso, a convivência com a tecnologia pode melhorar e facilitar muito a relação de alunos e professores com o conhecimento, tanto individual como coletivamente.  Isto é importantíssimo porque a escola deve ser o lugar por excelência da relação com o conhecimento científico.  É claro que o conhecimento não muda de uma hora para outra, mas as condições do relacionamento com ele são muito diferentes, atualmente, do que era há 20 anos. Por isto, a inserção das novas tecnologias na escola pública é de fundamental importância na relação ensino e aprendizagem. É preciso um sentimento de urgência no processo de massificação das novas tecnologias na escola onde está a maioria de nossas crianças e jovens.

- Como os professores estão se adaptando a estas novidades dentro da sala de aula?

Nas escolas publicas do Paraná já existem os monitores educacionais. Muitos professores adoram esta ferramenta, que apelidaram de “TV pen-drive”. No entanto, muitas vezes deixam de utilizá-la por desconhecer todas as possibilidades que o equipamento oferece. Nosso objetivo é usar a sala digital para pesquisar e formar professores, mostrando como é possível trabalhar os conteúdos de história com os alunos, a partir de uma metodologia específica e inovadora. Se a realidade das tecnologias da informação e da comunicação já está presente na realidade e em salas de aulas das crianças e jovens alunos, com esse projeto das salas digitais, poderemos criar condições para que esse potencial seja melhor aproveitado.


- De que forma recursos tecnológicos como a sala informatizada podem auxiliar a educação brasileira?

Sou muito otimista quanto a isso. Nos últimos 10 anos a infraestrutura das escolas públicas tem melhorado gradativamente.  Cito novamente o exemplo dos monitores educacionais. Além disso, a familiaridade dos alunos com os computadores e a internet também facilita este processo. Sou professora há 36 anos e, se 10 anos atrás você me perguntasse se eu iria utilizar uma sala de aula como esta em minhas aulas, eu iria responder que não. Hoje em dia utilizo estes recursos, pois se trata de uma realidade e de um futuro que já está no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário