Seguindo
a tradição de instituição pioneira no campo da educação e novas
tecnologias da comunicação e da informação, a Universidade Federal do
Paraná (UFPR), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Cientifico e Tecnológico (CNPq), tornou-se a primeira universidade
pública brasileira a contar com uma sala de aula inteiramente digital. A
proposta do espaço é utilizar as Carteiras Informatizadas Desk One e a
Lousa Digital da Oppitz do Grupo Cequipel para estudar a utilização da
tecnologia no ensino de história e de outros conteúdos.
Para
conhecer melhor este projeto piloto da instituição, conversamos com a
coordenadora do laboratório de pesquisa em educação histórica da UFPR,
professora doutora Maria Auxiliadora Schmidt.
- Como a sala de aula informatizada vem sendo utilizada na UFPR?
Esta
sala foi criada para realizar investigações sobre a formação dos
professores em face das novas tecnologias. É uma sala que foi inaugurada
em março e é utilizada por um grupo de professores de história da rede
pública de ensino. Estes profissionais trabalham aqui na UFPR com as
carteiras informatizadas e lousa digital para acessar e manusear os
conteúdos que estão armazenados na internet. A sala tem como objetivo
sistematizar essa experiência para saber como e o que está sendo feito
pelos professores de história e o que precisa ser mudado. É um projeto
piloto. Nós recebemos visitas de professores de outras universidades
brasileiras e de outros países, como Portugal, e todos saíram daqui
surpresos e entusiasmados com o que viram. É muito bom poder contar com
uma sala de aula deste tipo para orientar pesquisas que possam ampliar a
utilização da tecnologia em sala de aula.
- De que forma a internet pode auxiliar o professor na sala de aula?
Temos
vários sites e documentos na internet relacionados ao conteúdo de
história, bem como a outros conteúdos. Um exemplo disto é o site da
Biblioteca Nacional, que oferece um vasto arquivo de imagens e de outros
tipos de documentos históricos. Todos esses conteúdos que estão na
internet são subutilizados pelos professores e é importante que eles
aprendam a interpretá-los e utilizá-los didaticamente. Além disso, a
convivência com a tecnologia pode melhorar e facilitar muito a relação
de alunos e professores com o conhecimento, tanto individual como
coletivamente. Isto é importantíssimo porque a escola deve ser o lugar
por excelência da relação com o conhecimento científico. É claro que o
conhecimento não muda de uma hora para outra, mas as condições do
relacionamento com ele são muito diferentes, atualmente, do que era há
20 anos. Por isto, a inserção das novas tecnologias na escola pública é
de fundamental importância na relação ensino e aprendizagem. É preciso
um sentimento de urgência no processo de massificação das novas
tecnologias na escola onde está a maioria de nossas crianças e jovens.
- Como os professores estão se adaptando a estas novidades dentro da sala de aula?
Nas
escolas publicas do Paraná já existem os monitores educacionais. Muitos
professores adoram esta ferramenta, que apelidaram de “TV pen-drive”.
No entanto, muitas vezes deixam de utilizá-la por desconhecer todas as
possibilidades que o equipamento oferece. Nosso objetivo é usar a sala
digital para pesquisar e formar professores, mostrando como é possível
trabalhar os conteúdos de história com os alunos, a partir de uma
metodologia específica e inovadora. Se a realidade das tecnologias da
informação e da comunicação já está presente na realidade e em salas de
aulas das crianças e jovens alunos, com esse projeto das salas digitais,
poderemos criar condições para que esse potencial seja melhor
aproveitado.
- De que forma recursos tecnológicos como a sala informatizada podem auxiliar a educação brasileira?
Sou
muito otimista quanto a isso. Nos últimos 10 anos a infraestrutura das
escolas públicas tem melhorado gradativamente. Cito novamente o exemplo
dos monitores educacionais. Além disso, a familiaridade dos alunos com
os computadores e a internet também facilita este processo. Sou
professora há 36 anos e, se 10 anos atrás você me perguntasse se eu iria
utilizar uma sala de aula como esta em minhas aulas, eu iria responder
que não. Hoje em dia utilizo estes recursos, pois se trata de uma
realidade e de um futuro que já está no presente.
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